Toda gestação dura 1000 dias

“Toda gestação dura 1000 dias” é uma iniciativa da Pastoral da Criança em parceria com a Rede Globo que busca informar para conscientizar sobre a gestação. Segundo a campanha, a gestação não dura nove meses, mas sim 1000 dias (270 da gestação + 365 do primeiro ano + 365 do 2º ano). Pesquisas sobre o assunto já comprovaram que os cuidados que a mãe tem com a própria saúde e com a saúde do bebê até dois anos após o nascimento, influenciam muito no desenvolvimento e na vida saudável mesmo na fase adulta.

Dr. David Barker foi o primeiro médico a falar da importância dos “1000 dias”. Ele notou que as crianças que nasceram durante a 1° Guerra Mundial, que vieram de uma gestação difícil, onde a mãe precisou enfrentar efeitos de um guerra (stress, alimentação inadequada, falta de conforto e repouso, pouco acompanhamento médico, entre outros), tinham baixo peso e desenvolveram doenças relacionadas às condições do período gestacional e os dois primeiros anos de vida.

Após muitos estudos específicos e anos de comprovações da importância dos 1000 dias, a Pastoral da Criança inseriu esse conceito no trabalho feito com crianças e gestantes nas comunidades. O objetivo, tanto do trabalho realizado pela Pastoral, quanto da campanha que teve início esse ano, é que os 1000 dias façam parte da realidade de todas as gestações, para que o número de crianças com um desenvolvimento saudável seja cada vez maior.

Como parte da campanha de conscientização, a Pastoral lançou um aplicativo para os pais receberem informações do desenvolvimento do filho semanalmente e dicas para ter uma vida saudável. Além disso, um vídeo está sendo veiculado na programação da Globo.

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

Comentários


*