Campanha de vacinação contra a gripe

O inverno começou e as temperaturas mais baixas avisam que precisamos dedicar mais cuidados ás doenças respiratórias como a gripe. Quando se tem filhos pequenos ou está incluso no grupo de risco, como as gestantes, a atenção deve ser redobrada.

A campanha de vacinação contra a gripe é uma ação do Ministério da Saúde, que disponibiliza vacinas contra três subtipos do vírus da gripe (estipulados pela Organização Mundial da Saúde): (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A campanha tem como objetivo imunizar pessoas que estão em condições mais frágeis de saúde, como: idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças com idade entre seis meses e cinco anos, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), indígenas, doentes crônicos, profissionais de saúde, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

A campanha desse ano teve início dia 4 de Maio e tem encerramento previsto para dia 22 deste mês. Por isso, se você faz parte do público-alvo ou tem filhos que estão nas idades compatíveis com a campanha, procuremo posto de vacinação mais próximo. 

Importante: algumas reações, mesmo que raramente aconteçam, podem ocorrer após a aplicação da vacina. Isso muda de pessoa para pessoa de acordo com cada organismo. As reações são consideradas benignas e costumam passar no prazo de 48 horas. A vacina contra a gripe não é indicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores ou para pessoas com forte alergia relacionada ao ovo de galinha e derivados. Se houver dúvidas quanto a aplicação da vacina, consulte um médico.

(Fonte: Blog da Saúde)

Comentários


*